JUSTIFICATIVA:

 

Nascida no município paulista de São Manoel, em 28 de junho de 1926, filha dos imigrantes espanhóis Miguel Ascêncio e de Aurora Perez Ascêncio, ainda bem nova chegou ao Distrito de Brigadeiro Tobias, onde seu pai manteve por muitos anos um comércio. Primogênita do casal, teve 04 irmãos, Miguel, Aurora, Estevam e Aurélia.

 

Cresceu auxiliando a mãe nas tarefas domésticas, e sendo a mais velha, ajudava na criação dos irmãos mais novos.

 

Ainda muito jovem conheceu o também jovem Manoel Figueiredo, funcionário da Estrada de Ferro Sorocabana em Brigadeiro Tobias, que mais tarde chefiaria a Estação de Inhayba no mesmo distrito. Casados tiveram 08 filhos, Emanuel, Jair, Miguel, Sueli, Josias, Elizeu, Marcos e Eli. Conviveu com os 09 netos, sempre oferecendo muito amor e carinho, tendo o imenso prazer de cozinhar para a família as típicas comidas da culinária espanhola.

 

Viveu muitos anos em Brigadeiro e em Inhayba, onde morava em uma casa junto à Estação daquela comunidade. Com a aposentadoria do esposo, transferiram-se para Sorocaba, passando a morar na Rua Coronel Nogueira Padilha na Vila Hortência. Em 1980, dedicou-se muito ao marido adoentado e ainda dispunha de muita vitalidade para dar atenção aos filhos.

 

Com a morte do marido em 1981, a matriarca, muito apegada à religião e a Deus, passou a reunir ainda mais a família.  Mudou-se para outra casa, no bairro da Barcelona onde viveu de 1989 até 2002, quando foi morar na Vila Leão.

 

Em 2010, no dia 22 de dezembro, já adoecida, faleceu aos 84 anos deixando imenso vazio e muita saudade. Foi um ser humano na acepção da palavra, grande exemplo de simplicidade, dignidade, dedicação e amor aos filhos e ao próximo.